Vida abundante depende da aliança

Em João 10:10 " Jesus faz uma promessa - "vim para dar a vocês vida completa " em abundância"

Qual o valor de Jesus pra você? Apenas para lhe dar a salvação da condenação eterna? Apenas lhe dar uma vida eterna com Deus, no céu só no futuro? Seria só isso a missão dele? Cremos que tem mais. Entendemos pela Palavra, que Jesus veio nos dar a Salvação eterna e algo mais " Uma vida completa, em abundância, desfrutando do Reino de Deus aqui na terra.


Salvação e Reino de Deus são coisas distintas " A vida eterna com Deus depende da Salvação . Mas a Vida completa, em abundância na terra, depende do quanto desfrutamos do Reino de Deus. A obra de Jesus foi completa porque pode nos dar as duas coisas " Salvação e Reino de Deus.

Quando a Bíblia fala de Salvação ela quer dizer - ficar livre do inferno. Como isso acontece? Vemos como é bem simples em Rom. 10:9-10" Basta crer, ter fé e confessar essa fé com a boca, mas desde que o coração esteja afirmando algo que seja verdadeiro..

Para desfrutar do Reino de Deus, precisamos da fé, e também de esforço, de atitude, de obras e de trabalho. Isto significa " a entrada é franca, mas o lanche não é grátis.

Uma comparação - imagine se você fosse construir uma casa " precisa primeiro do alicerce e depois sobe as paredes e faz o acabamento. Leia 1 Cor. 3:11 " O alicerce é Cristo " não serve outro " todos são falsos. Em cima do alicerce é que se constrói a casa. Isso fala que depois de salvos nossas atitudes na terra devem ser como a de quem está construindo algo " O Reino de Deus e para Deus. Como tem sido nossa construção?

Construção precisa de material que tem um preço. Que materiais estamos usando? Leia 1 Cor. 3:12-13.- Temos liberdade para escolher o material, mas lembre-se ele será testado pelo fogo. O mais barato é mais fácil de adquirir, mas queimará. No dia do teste é que receberemos o galardão ou a disciplina " v.14-15. Atenção: perder recompensa não significa perder salvação. Só quem é salvo é que pode ganhar ou perder a recompensa " a vida completa do Reino.

Então, Salvação depende de fé e O Reino de Deus depende de fé e trabalho. Alguém pode dizer que o galardão é para a eternidade, mas veja o que Jesus disse em Marcos 10:29-30 " nesta vida - cem vezes mais e também perseguições. E no futuro a vida eterna. Quem garante que seremos recompensados? " Nossa garantia é a aliança que Deus fez com o homem por meio do sacrifício de Cristo.

O que é Aliança? - é decisão unilateral de alguém fazer algo em favor de outrem. Deus decidiu fazer algo bom por nós por vontade dele. Não dependeu de nós sermos bons. Ele foi bom conosco.
Aliança é diferente de contrato " este só vale enquanto for conveniente para ambas as partes. Ex. de Aliança " O povo de Israel era escravo no Egito e Deus quis tirá-lo de lá. Foi decisão dele. O povo só precisou crer e receber o benefício de ficar livre e ser dono de terras. O que Deus fez? - mandou pragas, o mar se abriu e o exército de Faraó foi destruído. Isso lembra Salvação- Jesus fez tudo e nos deu de presente.

Na salvação está incluído o básico " Você vai ter roupas, sandália no pé, maná pra comer e água para beber. Foi assim que Deus cuidou do povo até chegar ao Monte Sinai. No monte Sinai o povo precisou fazer aliança para ser protegido até Canaã " Ex. 24:3,7-8. Canaã fala de um lugar de bênçãos " terra boa, plantações e animais com fartura. Até onde chegaram bastou ter fé " mas para chegar a Canaã precisava fazer aliança com Deus. Viver livre no deserto era melhor que ser escravo no Egito, mas não era o melhor que Deus tinha planejado para eles.Viver como salvo na terra é melhor do que a insegurança e medo da condenação. Mas Deus tem mais " Ele quer nos dar vida abundante " foi Jesus quem disse isso.

Nossa prosperidade depende de nossa aliança com Deus. Temos que ter compromisso com o Reino de Deus. Sem compromisso eu apenas vivo, mas com aliança eu sou próspero.Como acontece uma aliança? " Abraão serve como exemplo. Leia Gen. 15:1,8 " Veja os 3 Passos:

1º. Passo " Deus pede algo para Abraão " v.9 -10 Isso aponta para investimento no Reino. Temos que investir tempo e recursos "

2º. Passo " Vencer lutas exteriores " v.11 " Enxotar urubus fala de guerra contra inimigos do nosso sonho que querem nos fazer romper a aliança com Deus.

3º. Passo " Vencer pressões interiores " v. 12-16 - Medos, inseguranças, complexos e temores internos querem nos impedir a caminhada na vida que agrada a Deus.

CONCLUSÃO: Creio que nosso alvo como filhos de Deus é desfrutar do melhor que Ele planejou para nós. Não se contente em apenas ser um salvo, queira ter vida abundante, completa. Queira ser um cidadão do Reino, que vive e desfruta do Reino de Deus enquanto estiver na terra. Faça tudo para ter a vida abundante que Jesus falou

Um comentário:

  1. Fazer aliança com Deus é seguir a doutrina, viver em comunhão, repartir o pão e crescer juntos, sempre visando Jesus Cristo.

    ResponderExcluir