Equipe


João 17

A Revista Você S.A. de julho/2003 trouxe uma matéria sobre a importância de mudar de Grupo de Trabalho e evoluir para a Equipe de Trabalho. No Grupo, cada um faz apenas o seu serviço, só se interessa em aprender o seu próprio trabalho e preocupa-se apenas c/suas metas. Já numa Equipe, todos sabem fazer todo o trabalho na Equipe, todos se preocupam em aprender e as metas são comuns a Equipe.

Analisando esse texto de João, conhecido como “A oração Intercessória de Jesus”, vamos encontrar os elementos que formam uma verdadeira Equipe:

I – COMUNICAÇÃO – João 17:8

“... eu lhes dei as palavras que tu me deste e eles as receberam...”! Na Formação de uma Equipe, precisamos manter abertos, limpos, sem interferências ou ruídos todos os canais de comunicação!
A gente as vezes fala uma coisa e os 12 entendem outra completamente diferente. Ilust.: Falei que as Lições de Consolidação são um “pretexto” p/a consolidação, isto é, devemos aproveitar a oportunidade p/fazer amizade... Isso não quer dizer que estamos enganando...; Ilust.: Só podem participar dos Encontros quem estiver em Células e que tenha feito o Pré-Encontro... Há situações na Comunicação em que Não Entendemos e precisamos perguntar... Há situações em que Entendemos, mas Não Concordamos e aí decidimos desobedecer... Há também situações em que Esquecemos e precisamos ser Lembrados... Ilust.: Precisamos repetir uma informação 7 Vezes...!!!

II – RELACIONAMENTO – João 17:12

“Enquanto eu estava com eles...”! Precisamos estar juntos! Eu preciso estar com você! Nós precisamos nos relacionar fora do “ambiente de trabalho”.

Jesus disse ao Pai: “Pai, desejo que onde eu estiver, estejam comigo também os 12” (João 17:24)! Você gosta de estar com os 12? Você gosta de estar comigo? Pois eu gosto de estar com vocês! Não existe Discipulado sem Relacionamento! E isso, em nossos dias, constitui-se num grande desafio não pela falta de tempo, mas pela “cultura isolacionista” em que vivemos... Ilust.: Cresce o número de pessoas que desejam morar sozinhas, casais vivem em casas distintas, filhos são mandados embora de casa c/o pretexto de “aprender a viver”...; a Internet liga você c/o mundo, mas o isola na frente da telinha... a TV isola você da sua família, dentro da sua própria casa... Sem Relacionamento, sem Amigos, você se torna presa fácil do inimigo pela depressão, pela vulnerabilidade, pela falta de prestação de contas... Ilust.: Homem encontrado morto na Alemanha, depois de mais de 60 dias...;! Ilust.: No mundo animal, os leões atacam manadas de búfalos e usa a estratégia de isolar um deles da manada para depois mata-lo...!
III- CONHECIMENTO – João 17:25-26

Cada discípulo precisa conhecer profundamente todo o seu trabalho, o que ele tem que fazer na Equipe e pela Equipe.


Ele precisa conhecer a Visão Celular no Governo dos 12 para poder ensinar aos outros! Ele precisa dominar muito bem o processo da Visão (Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar), precisa saber como formar seus 12, saber como fazer sua Célula Crescer! Soube de uma multinacional no Brasil que de 3 em 3 meses para 15 dias para Treinar seus funcionários... ! É assinar um atestado de burrice dizer que já sabe tudo da Visão, pois a Visão é dinâmica e a cada dia Deus tem novas Revelações sobre como caminhar na Visão...! Precisamos estudar a Visão, Ler livros sobre a Visão, Assinar Revista G 12, entrar na Internet... Ler sobre Liderança e Discipulado... Participar de Congressos, Reencontros, Escola de Líderes etc... Como membros da Equipe dos 12, precisamos nos Conhecer e nos fazer Conhecidos... Cada um dos 12 tem seus pontos fortes, mas também seus pontos fracos... Quando nos conhecemos fica mais fácil ajudar uns aos outros, Cobrir as deficiências uns dos outros e assim “fechar brechas” na Equipe... Ilust.: Jesus jamais colocaria Pedro p/resolver uma situação de Conflito, pois provavelmente ele puxaria logo a espada...

IV- UNIDADE – João 17:21-23

Não existe Equipe sem Unidade.

O que mais impressiona os Líderes atuais com relação a Jesus foi o seu sucesso na formação de uma verdadeira Equipe com os seus 12... Hoje os estudiosos afirmam que quanto maior a diversificação de estilos e personalidades numa Equipe, maior será o seu desempenho! “Para que eles sejam perfeitos em Unidade” (João 17:23). O que isso quer dizer? É possível nós imperfeitos formarmos uma Equipe perfeita em Unidade? Estaria Jesus orando ao Pai pedindo algo impossível...? – Nós Podemos ser uma Equipe Perfeita em Unidade! Como disse Paulo: “... tenhais o mesmo modo de pensar... o mesmo ânimo...” (FIL 2:1-4)! Ilust.: Os 12 eram tão parecidos com Cristo que Pedro foi logo denunciado como um deles...! De forma prática, o que podemos fazer para alcançarmos essa perfeição de Unidade em nossa Equipe dos 12? – Falar sempre a Verdade em amor; Dedicar-se a Equipe em amor; Orar por essa Unidade; Lutar por essa Unidade; Nunca falar mal de um dos 12, nem permitir que o façam; Ser Sincero; Confiar na Equipe; Submeter-se as decisões tomadas na Equipe; Submeter-se ao Líder; Ajudar uns aos outros!
CONCLUSÃO: AMOR! – João 17:26! O Amor deve ser a nossa maior motivação como Equipe! Jesus nos deixou o exemplo. Ele disse: “Ninguém tem maior amor do que esse, de dar a vida... JOÃO 15:13! Jesus conseguiu formar a Equipe mais bem sucedida e de maior sucesso na história... Ilust.: Você teria coragem de morrer por algum irmão do G 12? – Pois Jesus teve e ensinou isso ao ponto de Tomé convidar os 12 para morrer com Lázaro (João 11:16)!


O que você está disposto a fazer pela sua Equipe dos 12?


Até onde você vai...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário