Discipulador


Discipulador é alguém que atendeu o chamado de realizar o IDE de Jesus.

"Ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Mateus 28:19, 20.


Ser discipulador é passar pelo processo de ser discípulo, de ser servo.

Só temos autoridade de ministrar o que vivemos não podemos correr o risco dos fariseus e saduceus da época de Jesus. Como discipuladores, nós precisamos correr o risco de viver o desejo de Deus em nossas vidas de tal ponto que tenhamos autoridade para ministrar o querer de Deus em nossa geração. Paulo fez discípulos vivendo uma vida que ele mesmo ensinou os outros a viverem. "Sejam meus imitadores assim como eu sou de Cristo" (II Cor 11:1).


Ser discipulador é entender e viver o chamado

Não com uma perspectiva de religiosidade, de metas meramente humanas, ou como um processo de aperfeiçoamento cristão, mas como um desafio de agradar o coração Daquele que o chamou (Paulo tinha tanta consciência de seu chamado, que com autoridade declarava: "Eu sou Servo de Jesus Cristo, chamado para o apostolo, separado para evangelho" Romanos 1:11). Em Atos 20:24 declara: "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa com tanto que cumpra a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para dar testemunho do evangelho e da graça de Deus". Esta declaração é um forte testemunho de alguém que realmente entendeu o seu chamado.

Ser discipulador é estar disposto a viver acima da mediocridade

Mediocridade é viver na média. Na sua equipe, ou você está acima da média, ou abaixo, ou na média. Se você pensa que está na média, você é um cristão medíocre. Mas ser discipulador é viver acima da média. Paulo era assim. Quando olhamos para seu ministério descobrimos que fez três viagens missionárias pregando, exortando, consolando, edificando e fortalecendo as igrejas do Senhor Jesus. Quando olhamos para o Novo Testamento, encontramos 13 cartas escritas por ele, e que até hoje edificam tremendamente as nossas vidas.


Ser discipulador é ser perseverante

No grego a palavra perseverança diz respeito a uma planta que nasce em condições adversas, sem terra, sem água, sem condições mínimas de vida, biologicamente falando. Perseverança tem a ver com a capacidade de recomeçar, mesmo quando atingido por intempéries. Creio que depois de Jesus não houve homem tão perseverante na história do Cristianismo quanto o Apostolo Paulo. Nada fazia este homem parar, desistir ou desanimar. Quanto tudo parecia difícil ele dizia: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e prossigo para aquelas que estão diante de mim". Aonde chegava, procurava sempre uma ocasião para falar de Cristo, quer fosse nas sinagogas (At. 13.5; 14.1), nas casas (At. 20.20) e de cidade em cidade (At. 14.6,7; 15.35). Nem mesmo a prisão era impedimento para ele pregar o evangelho (Fp. 1.12,13; II Tm. 2.9). Por isso, desejava viajar para outras cidades. "Quando ninguém se dispôs a ir a Roma, ele assim se expressou: "Quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma" (Rm 1.15)".


Ser discipulador é ser forma, ser modelo.

Por isso ele assim se expressou: "Sejam meus imitadores, assim como eu sou de Cristo" (II Cor 11:1). Que Ousadia. Sejam meus imitadores, quantos de nós vivemos uma vida tão decidida por Cristo que podemos desafiar outros a nos imitarem. Ser discipulador é ser forma, é formar outros que chegam informe, sem direção, sem alvos, sem propósitos e desafiá-los andem comigo e vocês terão uma forma, um propósito, um estilo de vida, uma marca: Cristianismo.


Ser discipulador é ser confundido com Jesus

Filipenses 1:21: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro". Isto é ser confundido com Cristo. Também Gálatas 2:20: "Logo já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim". É tempo de buscar viver um evangelho que glorifique o Nome de Jesus. É tempo de avaliarmos de quem somos discípulos, qual paternidade é selada diariamente em nossas vidas. É tempo de nos avaliarmos, de nos quebrantarmos, de chorarmos e nos dispormos de coração a honrar Aquele que nos tirou do império das trevas para o reino da sua maravilhosa luz. É tempo de honramos pessoas que tem feito diferença em nossas vidas, e também como discipuladores, precisamos selar nossa decisão de honrar o Senhor de nossas vidas com a nossa vida diária diante de Dele. A honra que todos recebermos aqui hoje é bíblica, é fruto de gratidão, é digna daqueles que têm dado sua vida por Jesus, mas, por mais que nossos discípulos se esforcem para expressar seu amor e gratidão por nós, isto nem se comparará com a honra que receberemos do Pai, quando estivermos diante Dele. Então receba com o coração aberto cada expressão de amor e gratidão, mas não se satisfaça com isto, não se limite a esta expressão humana. Sonhe em ser reconhecido e honrado por Aquele que nos tem dado vida e vida abundante. Sonhe em ouvir dos lábios de Jesus: Este é o meu filho amado em quem me comprazo!


Texto da Prª Leile Albano adaptado por Ednaly Olegário para o site Rede Jovem Família IBCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário