Deslealdade




Deslealdade é um vírus maligno que ataca a todos os crentes.
Precisamos ficar atentos para matar esse vírus no início para que não faça grandes estragos na igreja. Nossa lealdade é a Deus, mas uma vez que alguém está falando Palavra de Deus para nós, devemos lealdade a essa pessoa. Joabe era general de Davi e Absalão era seu filho. Os dois vão ser usados para explicar sobre o caminho da deslealdade –

ESTÁGIOS DA DESLEALDADE:

1. Estágio - INDEPENDÊNCIA – 
é o primeiro sinal da deslealdade.
O independente é o que não segue normas e se acha no direito de fazer as coisas do seu jeito. Quem é independente, mais cedo ou mais tarde será desleal. Podemos ser independentes nas finanças, nas emoções, mas em algumas áreas é ruim. Quem é líder, ou está envolvido em alguma organização, não pode ignorar o grupo e suas normas. Quem quiser ser independente será desleal. 2 Sm. 18:5 diz que todos ouviram Davi pedir a seus soldados que tratassem bem Absalão. Porque Joabe era independente, ele ignorou a direção de Davi e matou Absalão. Independência é o caminho da deslealdade. 

2 Estágio – DECEPÇÃO - é quando ficamos ofendidos com algo e permitimos isso nos fazer agir errado. Absalão ficou decepcionado com seu pai, quando ele não fez nada no caso de Tamar, que foi violentada pelo irmão Amnom. Davi errou em não fazer nada, ele tinha obrigação de cumprir Lev. 20:17. O que nós mais temos no meio da igreja é gente que se diz ferida, ofendida, e que por isso se acha no direito de fazer algo contra quem o ofendeu. Ficar ofendido não é um direito seu. Quando somos feridos precisamos resolver a questão para manter o coração livre da deslealdade. O Espírito de ofensa sempre abre a porta para o espírito de traição. Quem não supera suas feridas, em algum momento vai se tornar desleal. As maiores perdas na história da igreja aconteceram porque alguém ficou ferido, ofendido, e não buscou a cura, então a deslealdade tomou conta de seu coração. A falha de seu líder é um teste para você. 

3- Estágio – ISOLAMENTO - 
quando não resolvemos o problema 
que nos feriu ou magoou, acontece o isolamento, ficamos apáticos. Absalão não falou com Amnon nem mal nem bem. Esse silêncio e passividade não é um bom sinal. Isso não é espiritualidade que agrada a Deus. Quem é ofendido se torna arredio, fica isolado e não quer mais fazer nada. Isolamento é sinal de rejeição. Pessoa ferida se torna crítica, e o menosprezo começa a tomar conta do coração. Quando alguém erra com você tome cuidado com a resposta. Cuidado com o que você vai fazer com a decepção. 

4 Estágio – CRÍTICA - 2sm. 15:3 1-3 – Absalão começou a roubar o coração das pessoas. O valor de algo está nos olhos de quem vê – se você olha com olhos de amor vê bondade, e terá paciência com a pessoa. Mas se olhar com olhos de amargura e crítica onde olhar vai ver problema. Quem tem olhos de amor nem consegue ver todos os erros que alguém ferido diz que tem.

5. Estágio – DISSIMULAÇÃO – fingimento – parece uma coisa mas é outra. Influencia outros a verem que realmente existe uma causa que precisa ser tratada. O espírito absalônico diz: se fosse eu o pastor dessa igreja faria diferente.... Esse espírito nos leva a nos apropriar do que não é nosso de forma indevida. Um grande sinal de deslealdade é quando a pessoa quer roubar para si o coração de alguém que deve fidelidade ao seu líder. Frases usadas por pessoas dissimuladoras: Olha todo mundo está dizendo ... isso ou aquilo. – Ouvi alguém dizendo.... isso ou aquilo....e não fala quem....- Alguém falou comigo e pediu pra não revelar o nome....Em Jo 14:12 Jesus disse que faríamos obras maiores que Ele, mas isso não significa que somos maiores que Ele.– o servo não é maior que seu senhor e o enviado não é maior que aquele que o enviou. Jo 13:16

6- Estágio – REBELIÃO ÀS CLARAS - a pessoa se convence que está certa e já conseguiu trazer outros para seu lado.

7- Estágio – A MORTE - o fim de todo desleal e rebelde é a morte – espiritual – ministerial – e até física. Rebeldia é como bruxaria e é punida com a morte. Tem gente que se envolve em rebelião porque é simples e ingênua e se deixa envolver. Mas elas estão sujeitas às mesmas penalidades. A rebeldia e deslealdade surgem num processo – ninguém nasce desleal – elas se tornam. 

Nosso objetivo em conhecer esses estágios é para evitar ser vítima da deslealdade porque isso é pecado contra nosso Deus. Queira ser leal em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário