Oportunidades para dar frutos


Texto Lucas 13:1-9 - Todos conhecem o ditado “quando vemos a barba do vizinho pegando fogo colocamos a nossa de molho”. No vs.1 ocorreu um fato triste – vários galileus foram mortos por Pilatos, quando ofereciam sacrifícios a Deus, e Jesus aproveita esse acontecido para ensinar um princípio: Não somos melhores do que ninguém. Quando alguém sofre, devemos aprender uma lição- “essa é a vez dele, chegará a minha”, porque Deus trata seus filhos: Hb 12:5-6. Enquanto não chega nossa vez, tomemos um cuidado: Pv. 24:17-18. Jesus fala que os galileus que morreram não eram piores que ninguém, apenas serviram de exemplo. Jesus lembra também de outro acontecido no vs..4 e 5 – A Torre de Siloé desabou e 18 pessoas morreram – eles não eram piores do que nós.


Qual nossa atitude quando alguém passa por situações de sofrimento? - o certo é se arrepender e se humilhar para que não sejamos provados nisso. Deus escolhe punir alguns para servir de exemplo a outros. Veja Amós 4:6-12 “...preparem-se para se encontrar com o seu Deus...” Isso é um aviso para nós. Quem quer ser vencedor precisa ter um coração disposto a se arrepender e mudar em algumas coisas. Deus tem investido em nossa vida, então Ele espera algo de bom em nós.

Jesus conta uma ilustração para nos alertar - não desperdice oportunidades de servir e dar frutos.

Veremos 4 Princípios para se levar em consideração:


1) – TODO PRIVILÉGIO IMPLICA EM RESPONSABILIDADE- V.6 – Figueira plantada na vinha - uma árvore diferente no meio das outras plantas. Isso fala de alguém especial, com maior oportunidade que outros.

1. A figueira foi plantada pelo dono da vinha - Um princípio em Mt. 15:13 “ Jesus respondeu: —Toda planta que o meu Pai, que está no céu, não plantou será arrancada”. Nós fomos plantados pelo Senhor. Isso é privilégio.

2. Ela se destacava no meio das parreiras - Alguém abençoado por Deus se destaca na multidão. Temos nos destacado na cidade? Como igreja? Como pessoas? Gente abençoada é sempre um destaque.

3. Estava em solo fértil - Deus tem dado a nós alimento especial - a visão celular, a visão do Reino, o Encontro, os cursos CME, CTL e Telepresencial, e quer nos dar ainda mais. Temos aproveitado isso?

4. A figueira era mais alta que outras plantas – tinha mais sol – mais recursos à disposição - Olha o prédio que Deus nos deu para celebrar os cultos – Quanto espaço para ser cheio com adoradores.

5. A figueira já tinha maturidade – depois de 3 anos o dono procurou frutos – Quanto tempo você tem na igreja e ainda não é um líder de célula? Porque? Ainda não ganhou várias pessoas pra Jesus, porque?

6. O dono da lavoura espera frutos - Jesus diz em João 15:8. Discípulo é quem dá frutos. Leia isso e busque entendimento.

2) – A FALTA DE FRUTOS TRAZ DISCIPLINA - esterilidade não é mau neutro – traz conseqüências. Quem não dá fruto prejudica a obra. Ninguém pode ficar em cima do muro. Deus lhe dá bênçãos, (sabedoria, saúde, dinheiro, família, etc) para que invista no Reino dEle e o faça crescer. Quem não frutifica pode parar de ser abençoado – Deus irá investir em outro que produza o que Ele quer. O V.7 fala de 3 anos procurando fruto e não achou então mandou cortar – Olha o alerta de Jesus em João 15:2. Isso é algo sério.

3) O AGRICULTOR É O DEUS DA SEGUNDA CHANCE – o viticultor intercedeu – “lhe dê mais um ano”. Jesus está intercedendo por nós - mais tempo para avançar como igreja, como célula, como líder, como marido ou esposa, como filho, como empregado, como patrão, como bom crente, etc....hoje é tempo de pedir nova chance para Deus.

Existem 3 tipos de filhos de Deus – qual deles você é?
1. Tipo Filho pródigo – se afastou da igreja, a casa do Pai e precisa voltar para fazer a obra aqui.
2. Tipo Pedro - caiu porque pecou, mas se arrependeu, disse que amava o Senhor e foi perdoado, foi posto para cuidar das ovelhas.
3. Tipo Igreja de Éfeso - abandonou o primeiro amor, mas Jesus diz: volta enquanto há tempo – volta para o lugar que te coloquei. Quando você vai dar a resposta certa e frutificar ?
- Não venha com desculpas sobre o porque não vai frutificar. Não olhe para outros, não dependa de outros, não imite outros que não estão fazendo nada. - Faça algo que mostre sua gratidão pelo Senhor que te abençoa – Quantas oportunidades Deus já deu e ainda vai dar mais - no casamento, trabalho, célula, igreja, com filhos, etc. Seja grato ao Senhor.

4) A PACIENCIA DE DEUS TEM LIMITES - na parábola foi pedido só mais um ano, e depois..... Deus sempre adverte antes - muitos estão sofrendo e nós temos sido abençoados com paz, saúde, trabalho, etc. Mas, oportunidade acaba - Mat. 3:10 João Batista diz: “ O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo”.Temos que dar frutos e bons. Crente omisso, inoperante, estéril será punido pelo Senhor da lavoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário