Entrar em Canaã é ter a consciência de que, para atingirmos tal passo, devemos arrancar de nossas vidas todos os gigantes. Há muito tempo aguardávamos tão extraordinário dia em que tomaríamos posse da terra e, acima de tudo, saber o real significado de "entrar na terra prometida"!
Quem era Calebe? Calebe, cujo nome significa "homem de faro", foi um homem de coração temente e voltado a Deus (Nm. 13:30) e que sentia de longe as artimanhas do inimigo, porque tinha um coração contrito ao Deus da promessa. Ele tinha a percepção aguçada e era um homem de espírito diferente. Quando nós temos um espírito diferente, somos capazes de conquistar a terra, de passar pelos problemas sem que os problemas nos vençam, porque mais forte é o que está em nós do que o que está no mundo. Calebe era filho de Jefoné, e chefe de uma das famílias de Judá, de onde procedeu Jesus.
Igualmente, nós, somos uma família semelhante a Jesus. Não vivemos só, estamos juntos para conquistar a Terra Prometida. Calebe foi um dos 12 espias enviados por Moisés à Terra de Canaã, para examiná-la (Nm. 13:5, 17-25). Ele tinha um espírito esperançoso e vitorioso. Era um homem de espírito e alma livres, queria vencer todas as barreiras e batalhas a qualquer custo. Ele e Josué foram os únicos a voltar com as boas notícias acerca do país que iriam habitar. Moisés não entrou na terra, mas Calebe e Josué sim, porque deram um relatório fiel, encorajador diante dos homens. Ele disse que bastava aos israelitas obedecerem as ordens de Deus para darem continuidade à conquista.
No capítulo 14, verso 24, Deus lhe deu uma promessa de que receberia todo pedaço de terra que conquistasse, só porque deu um relatório encorajador ao povo, em contraste aos relatórios negativos dos outros 10 espias. Em Gênesis 23:2 vemos que Hebrom era chamada de Quiriate-Arba. Arba foi o maior homem entre os anaquins, que eram os gigantes que estavam na terra de Canaã e, nesta terra Sara foi sepultada.
Calebe e Josué perseveraram na fé, que era maior do que o temor, do que os gigantes que habitavam Canaã. Ele viu o quão difícil era entrar na terra, mas que iria conquistar através da perseverança e de um relatório fiel.
Com a idade de 85 anos, reivindicou essa promessa. Apesar da idade, ele ainda tinha a força de um jovem (Js. 14:6-15 e 15:4). Um homem não deixa de ser guerreiro quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos, a sua visão. Não é por ser idoso que alguém não vai conquistar as batalhas, nem vencer a guerra. Se você deixar seus sonhos morrerem, jamais será um vencedor. Seja como Calebe, ousado e determinado. Idade não é empecilho. O Salmo 22:12-14 diz que o justo florescerá como a palmeira, e ainda na velhice dará o seu fruto.
Por esse testemunho, ele e toda a sua descendência tiveram Hebrom por possessão. Por isso, na nossa palavra, tudo tem que ser bem ponderado. Por causa de relatórios desencorajadores, de palavras negativas, perdemos muitas bênçãos que estão nas regiões celestiais.
Mas, vamos aprender com Calebe como entrar na terra de Canaã:
1. Calebe tinha fé e visão. Em Números 14:7-9 vemos como ele era ousado. Ele proferiu para o povo que, se eles não fossem rebeldes contra o Senhor e não temessem, iriam destruir os gigantes como se come pão. Iriam rasgar os inimigos nos dentes.
2. Ele andava em obediência. Por isso, atraiu a glória de Deus para si. Se você quer atrair essa glória, faça como Calebe: ande em obediência.
3. Não era só idealista. Ele era sonhador, mas realista. Quem é só idealista apenas fica pensando em conquistar, em o que fazer, fica colocando obstáculos, ficam em dúvida, se algo vai dar certo, têm a mente passiva e nem sabem o que Deus quer para suas vidas. Os realistas sonham e conquistam.
4. Perseverou até o fim. Quando temos obstinação por um sonho, não recuamos diante de nenhuma situação adversa. Pelo contrário, avançamos para vencer os desafios, ainda que sejam como gigantes encontrados na terra que Deus já nos deu. Não podemos ter relatórios incrédulos. Deus disse que daria a autoridade sobre as nações para quem perseverasse até o fim.
5. Calebe ouvia a voz de um líder que tinha intimidade com Deus (Nm 14:24). Quando obedecemos a voz de um líder que caminha com Deus, conquistamos o fruto da terra. É o que tem acontecido conosco na Visão Celular, onde resgatamos princípios de Deus que estavam esquecidos.
6. Josué e Calebe tinham unidade. Eles eram UM. Os outros dez espias, apesar de estarem com os dois, de terem saído no mesmo momento e investigado a mesma terra, eram incrédulos. Calebe os confrontou, dizendo que Deus iria lhes entregar Canaã, mas os 10 insistiram que era impossível.
O que é um gigante?
Os gigantes são deformidades na nossa alma. Quantas deformidades temos, que ainda não foram vencidas? Nós já conhecemos algumas e foram vencidas, mas o inimigo quer roubar a bênção de sermos tratados e curados na alma. Muitos, já adultos, ainda têm atitudes de adolescentes, de crianças, outros se sentem rejeitados. Mas, não há deformidade que Deus não possa consertar.
Não fique preso ao passado, lembrando dos relatórios daquele tempo. Muitos não conseguem desfrutar da libertação no presente, ainda estão com a mente e emoções acostumadas às prisões do passado.
Hoje, estamos vivendo um momento em que a Visão Celular trouxe para nós a excelência de Deus. Derrote o passado agora e caminhe em uma nova dimensão. Saia desse seu deserto. A Palavra de Deus diz que no deserto o povo só murmurava, apesar de Deus enviar provisões todo dia - o maná - e da roupa e calçado deles não envelhecerem durante 40 anos. Deus se indignou com o povo, e todos os que murmuraram foram mortos no deserto, tragados pela terra. Não seja um desses, não deixe que a terra trague você! Tenha um relatório de fé, firmeza, vigor, força e prove das benesses de Deus. Somos apanhados de surpresa quando falamos palavras vãs, torpes, negativas. Para chegarmos a Canaã, temos que passar pelo deserto, mas, isso não quer dizer que tenhamos que ficar 40 anos nele, nem morrer lá. Chegou o dia final, o basta de Deus para entrarmos em Canaã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário